terça-feira, 30 de junho de 2015















História

Por volta de 1883 ou 1886, é que Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada as margens do rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita.
Ponte Campos Sales - inaugurada em 5 de março de 1915, construída pelo ex-presidente: Manuel Ferraz de Campos Sales. Considerada uma obra de grande modernidade para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações, como o famoso "Vaporzinho", Visconde de Itu que transportava a produção cafeeira de toda região.

Turismo

A principal atividade turística da cidade é o passeio de barco pela eclusa do Rio Tietê. Mas também há outros atrativos, como o artesanato na praça de Artesanato Dr. Tatinho, o museu histórico Luiz Saffi, o Barra Bonita Shopping, a Casa de Cultura Fernando Morais, Cine Teatro Profª Zita De Marchi, a Igreja Matriz São José, o Memorial do Rio Tietê e o passeio no trenzinho Simpatia Paulista.

Filho ilustre

Barra Bonita-SP é a terra natal de um grande nome da música sertaneja: o cantor Belmonte (Pascoal Zanetti Toradelli, nascido em 02/11/1937 - falecido em 09/09/1972 em um acidente automobilístico na cidade de Santa Cruz das Palmeiras-SP). Belmonte e Amaraí formaram um dupla de importância gigantesca na música sertaneja do final dos anos 60 e início dos 70. O hino sertanejo, para muitos, é "Saudade de Minha Terra", gravado originalmente por Belmonte em outra formação, mas o reconhecimento veio com Amaraí. Quem não conhece aquele som da sanfona dessa música, que diga-se de passagem foi gravado por Zé Maringá, um sanfoneiro maravilhoso.
fonte - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário